.

.

18 de junho de 2018

Deputadas destacam eleição de transexual para Conselho Nacional dos Direitos da Mulher

Foto: Roberto Soares
As deputadas Teresa Leitão (PT) e Laura Gomes (PSB) foram à tribuna, durante a Reunião Plenária desta quinta (14), comemorar a eleição da pernambucana Chopelly Santos para o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Chopelly é a primeira transexual a ocupar uma vaga na entidade, o que, na avaliação das parlamentares, representa um avanço na luta contra a transfobia.

A petista destacou o envolvimento da pernambucana com movimentos sociais, entre eles a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (Amotrans-PE). “Na condição de pessoa trans, se candidatar ao cargo já é um ato de coragem. Ter sido eleita, então, mostra que o preconceito vem sendo lentamente superado”, disse Teresa, que apresentará um Voto de Aplausos a Chopelly. “Precisamos falar da transfobia para superar os preconceitos e tratar essas pessoas como verdadeiros sujeitos de direito”, acrescentou.

Laura Gomes também considerou a eleição de Chopelly um marco para o movimento trans e para Pernambuco. “Acompanhei a trajetória de lutas e as dificuldades de Chopelly. Vê-la chegar ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher é motivo de muito orgulho”, observou. A deputada também aproveitou o tempo na tribuna para elogiar os alunos do curso de Desenvolvimento de Sistemas da Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra, em Caruaru, no Agreste. Os estudantes criaram o aplicativo oficial da próxima edição da feira de artesanato Fenearte, que acontece em julho, no Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário