.

.

24 de agosto de 2018

Programa Saúde na Escola contempla alunos e familiares em Paulista

Alunos e familiares da Escola Municipal Firmino da Veiga, na área central do Paulista, receberam, na manhã desta sexta-feira (24.08), atividades relacionadas ao Programa Saúde na Escola. A iniciativa contou com a participação de duas agentes de saúde escolar, uma enfermeira e uma dentista que atuam no projeto.

A ação contou com serviços gratuitos de mamografia para as mães dos alunos, aferição de pressão e teste de glicose, orientação sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) para os jovens e a importância de escovar os dentes e aplicação de flúor nas crianças.

A dona de casa Rosália dos Santos, 49 anos, mãe de uma aluna, ela aproveitou o dia para fazer o exame de mama. “Acho importante esse exame porque nos previne do câncer de mama. A escola sempre está oferecendo esse tipo de ação e sempre aproveito”, enfatizou.

Há dois anos sem realizar o exame de mama, Lindalva Maria, 50 anos, disse que estava sem tempo para ir a um posto de saúde. “Fiquei sabendo do exame gratuito e não pensei duas vezes”.

De acordo com a enfermeira e gerente da Unidade de Saúde da Família do Nobre Geórgia Reis, o objetivo da ação é oferecer serviços de saúde para as mães que muitas vezes não tempo de ir à unidade de saúde porque trabalham ou estão ocupadas com os deveres domésticos “Aqui é o momento que elas aproveitam para tirar dúvidas e fazer o exame de mamografia. Uma boa oportunidade para a comunidade escolar, que beneficia alunos e família”, disse.

Os enfermeiros do PSF e os agentes de saúde escolar são os principais encarregados de instruir os estudantes e garantir a interlocução entre Saúde e Educação no município. “As crianças assimilam o aprendizado de forma lúdica sobre saúde bucal e ainda conseguem transmitir as informações para os pais”, disse Tereza Lemos, dentista da USF Nobre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário