.

.

28 de agosto de 2018

Shows e missas marcam as comemorações dos 83 anos de Emancipação Política do Paulista

Seguindo com a programação das comemorações do aniversário dos 83 anos da Emancipação Política do Paulista, celebrado no próximo dia 04 de setembro. Nesta terça-feira (28.08), haverá missa com os professores e estudantes presidida pelo Padre Gustavo Nascimento, a partir de meio dia, na Igreja Matriz de Santa Isabel, no Centro da cidade. Às 19h30, a celebração será feita pelo pároco Francisco Belarmino da Igreja Santa Clara de Jardim Paulista.


Durante a festa profana, o público poderá conferir shows com os artistas locais Davi do Forró e Cristiano Diniz. Os shows vão ocorrer na Praça Agamenon Magalhães, em frente à Igreja Matriz de Santa Isabel, a partir das 20h. 

A programação religiosa e cultural da Emancipação Política do Paulista faz parte de uma parceria entre a gestão municipal e Arquidiocese de Olinda e Recife, que está à frente das comemorações da padroeira. A fé e devoção a Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, inclusive, teve início em Portugal no século XVI, quando houve a aparição da santa em uma fonte durante uma terrível peste que dizimava a população de Lisboa. Após o fato, vários enfermos foram curados ao beberem da água milagrosa.

A devoção no Paulista surgiu antes mesmo de se tornar cidade. No ano de 1619 começaram as homenagens à santa nas terras da Reserva Ecológica Mata do Janga, no bairro de Maranguape II. O primeiro vigário foi dom Manuel Rodrigues Neto. O sacerdote foi nomeado para o ofício por Dom João V. A criação da paróquia ocorreu em 1681.


Nenhum comentário:

Postar um comentário