.

.

17 de setembro de 2018

Vacina contra HPV pode ser encontrada em todos os postos do Paulista

Apesar de não estar em campanha, a vacina contra HPV - vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer de colo de útero, garganta ou ânus - pode ser encontrada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) do Paulista. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 que ainda não tomaram a vacina devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Segundo médicos especialistas, o papiloma vírus humano (HPV) é umas das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns, pois muitas pessoas que tem a doença não desenvolvem nenhum sintoma, mesmo podendo infectar através do contato sexual. Não há cura para o vírus. Mas a vacina previne vários tipos da doença.

Para ficarem imunes, os adolescentes tem de tomar duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. O objetivo da vacina é proteger os jovens antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário