.

.

7 de maio de 2019

Profissionais da Assistência Social participam de formação através do Programa Criança Feliz

Dando início às comemorações do primeiro ano de funcionamento do Programa Criança Feliz, que tem o intuito de auxiliar no desenvolvimento e acompanhamento da primeira infância, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes do Paulista, realizou um evento voltado para os agentes sociais que integram essa iniciativa. Nesta manhã desta terça-feira (07.05), os profissionais tiveram a oportunidade de aprender novos métodos de contar histórias e participar de dinâmicas.

Há mais de 10 anos, como contadora de história, Fátima Campelo foi uma das palestrantes do evento e aproveitou para compartilhar com os agentes sociais, a experiência e o conhecimento que adquiriu ao longo dos anos. “Hoje nossa intenção foi ter um dia de aprendizado e descontração. A gente começou a teoria de uma forma bem lúdica, que foi através da música. Agora, na parte da tarde, vamos colocar a mão na massa, que será a confecção de fantoche com caixa, jornal, garrafa pet, rolo de papel higiênico e entre outros recicláveis. A partir dessa produção, eles vão apresentar uma história utilizando o material que produziram”, frisou.

“Eu sou agente social e formada em Pedagogia e mesmo sendo da área é muito bom aprender coisas novas e esses treinamentos servem para isso, pois ensina mais como contar história de uma forma melhor para as crianças”, afirmou a professora Maria Verônica, do CRAS I.

Segundo a coordenadora do Programa, Ana Carla, o diferencial do Criança Feliz é a visita familiar para o fortalecimento de vínculo e empoderamento social. “O projeto funciona da seguinte maneira: cada agente social sai dos CRAS da sua área, com a relação das famílias que serão visitadas. Chegando nas residências, o profissional interage com as crianças, através das brincadeiras e contação de histórias. O Programa começou com 600 famílias e hoje já assiste 1000 famílias”.



ENTENDA: O Criança Feliz é um programa do Governo Federal, que foi abraçado pelo Estado e pelo Município. O programa assiste as famílias inseridas na Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) e o seu objetivo principal é promover o desenvolvimento integral da criança em situação de vulnerabilidade e risco social, a partir do apoio e acompanhamento infantil na primeira infância, no exercício da função protetiva, ampliando o acesso a serviços de direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário