.

.

9 de julho de 2019

Paulo Câmara prestigia Seminário dos Municípios Pernambucanos

O governador Paulo Câmara marcou presença na abertura do Seminário dos Municípios Pernambucanos, realizado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira (09/07), no Centro de Convenções, em Olinda. Em seu discurso, o chefe do Executivo Estadual falou sobre a necessidade de maior unidade entre os entes federativos para assegurar o desenvolvimento de ações em prol da população.

“Em um momento difícil por que passa o Brasil, numa crise que tem dificultado o dia a dia dos Estados e as administrações dos municípios, a gente vê cada vez mais a necessidade de unidade na discussão em relação aos temas nacionais, que são urgentes. É preciso trabalhar também de forma integrada, juntos, União, Estados e municípios, e buscar, principalmente nos municípios, as diretrizes necessárias para alcançar as pessoas. Fazer o novo, ampliando parcerias. Por isso que buscamos apoiar eventos como esse, porque temos certeza de que é preciso estarmos mais próximos das cidades, que é onde a população vive e onde a população quer ser feliz”, justificou Paulo Câmara.

O presidente de honra da CNM, Paulo Ziulkoski, agradeceu ao governador o apoio e empenho dedicado à Amupe, e afirmou que o evento desta terça-feira só pôde ser realizado graças ao apoio do Governo do Estado. Sobre o Fundo de Participação dos Municípios, ele informou que as cidades pernambucanas têm 4,92% do valor nacional. “Fico alegre em dizer que isso é fruto do nosso trabalho. Graças ao movimento municipalista, Pernambuco está recebendo, hoje, o montante de R$ 210 milhões para ser destinado à Saúde, Educação e Inovação. Esse é o nosso trabalho de prática concreta, na construção do Pacto Federativo. Hoje, a Amupe é uma potência. Hoje, não sai nada em Pernambuco sem que se ouça a Amupe, que é uma referência e foi construída com o suor de várias pessoas”, acrescentou Ziulkoski.

Com o tema “Inovar para as Pessoas”, o Seminário dos Municípios Pernambucanos marcou também o lançamento da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais da América Latina, que acontecerá em Pernambuco em março do próximo ano. José Patriota, presidente da Amupe, destacou a imensidão do projeto e agradeceu as parcerias. “Esse é um dos maiores desafios da Amupe em toda a sua história, nos seus 50 anos de caminhada. Nós vamos receber aqui delegações de mais de 30 países e representações de todos os continentes. Nossa responsabilidade é muito grande e quero de antemão agradecer ao governador”, disse Patriota, que é prefeito de Afogados da Ingazeira.

A parceria com os municípios também norteia o trabalho dos deputados estaduais, como destacou o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, presente à solenidade. “É uma satisfação participar desse momento e reconhecer a importância desse evento. Nós firmamos uma parceria, onde todos os projetos de lei que tramitam na Assembleia, obrigatoriamente, são passados à Amupe para que eles possam, de forma muito responsável, compartilhar conosco se vem a ter alguma influência, alguma interferência que venha trazer para o município. A Assembleia, que é a casa de todos os pernambucanos, também é a casa de todos os municípios”, finalizou Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário