.

.

1 de agosto de 2019

Alunos do Paulista participam de ação educativa sobre o descarte correto do plástico no Planeta

“Nós estamos ajudando o Meio Ambiente. Isso é um alerta para que as pessoas não joguem lixo nas praias porque os plásticos que ficam na água prejudicam os peixes. O que estamos fazendo é importante para todos nós”, foi o que disse Maria Eduarda Barbosa, de 13 anos. A jovem, que está cursando o 8° Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal João Fonseca, localizada em Pau Amarelo, em Paulista, se juntou aos seus colegas de classe para uma aula bem diferente, voltada para a Educação Ambiental, na manhã desta quinta-feira (01.08). 

Os estudantes e os professores realizaram a coleta de resíduos e lixo que foram descartados irregularmente na Orla do Janga. A ação educativa teve como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre o descarte racional do plástico no Planeta.

Assim como Maria Eduarda, Hemmily da Silva, 13 anos, também participou da coleta do lixo na praia. Ela disse que se sentiu orgulhosa em fazer parte da ação. “É errado jogar lixo na praia ou em qualquer lugar. Nós estamos fazendo a nossa parte. Estamos ajudando os animais que vivem no mar porque eles não sabem diferenciar o que é alimento ou lixo. Isso serve de exemplo para as pessoas que passam na rua e estão vendo nosso trabalho”, argumentou. 

“Tivemos a ideia de trazer os alunos para uma aula prática porque queremos formar multiplicadores. As pessoas precisam saber da importância de se preservar o Meio Ambiente. O lixo jogado nas praias causa um impacto muito grave. À medida que as pessoas jogam lixo no mar isso causa a morte dos animais marinhos e também o descontrole alimentar”, enfatizou a bióloga e coordenadora do Núcleo de Ciências Naturais da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Cláudia. 

“Uma aula como essa é fundamental porque os alunos conseguem enxergar que eles são protagonistas e estão fazendo alguma coisa para melhorar a Natureza. Não jogar lixo nas ruas ou nas praias é papel de todo cidadão. E a escola deve sensibilizar e conscientizar às pessoas sobre o descarte correto do lixo”, disse a gestora da Escola Municipal João Fonseca, Karla Adriano.

O tema foi abordado em sala de aula e fez parte da campanha Julho sem Plástico. Os alunos aprenderam que pequenas mudanças de hábito podem trazer benefícios para o Meio Ambiente. Como por exemplo, levar uma caneca ou copo para o trabalho e deixar de usar descartáveis. Ou usar canudo de bambu ou material resistente como inox, para evitar o uso do feito de plástico, além de utilizar sacolas ecobags ao ir ao supermercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário