.

.

6 de agosto de 2019

Entenda como funciona a Central de Abastecimento Farmacêutico do Paulista

A distribuição dos medicamentos e materiais utilizados nas unidades de saúde do Paulista são realizados exclusivamente através da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), localizada no Conjunto Beira Mar, no Janga. O galpão conta com uma estrutura física de 1.500 metros quadrados.

Ao todo, 23 profissionais trabalham diariamente para garantir que medicamentos, materiais médico-hospitalares, equipamentos e materiais de limpezas cheguem até as unidades de saúde do município para assegurar que os munícipes tenham acesso a estes produtos com eficiência e segurança.

O CAF abastece as Unidades de Saúde da Família (USF), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Centros de Saúde, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Centro de Endemias e Análises Médicas (CEAMP) e a Prontoclínica Torres Galvão.

A central de abastecimento também atende cerca de nove mil pacientes do Programa Remédio em Casa e realiza também a distribuição de curativos para os pacientes que precisam fazer uso contínuo destes matérias. Do CAF também saem os medicamentos para o tratamento de Hanseníase e Tuberculose.

As famílias que possuem crianças com microcefalia também recebem os medicamentos em casa, evitando que os familiares tenham que se dirigir até a Central de Abastecimento para receber os seus kits.

Para garantir que os medicamentos e materiais cheguem até os pacientes com segurança e dentro da validade, a empresa Stericycle faz uma vistoria semanal para recolher os remédios vencidos ou produtos danificados, tanto na central de abastecimento farmacêutica quanto nas unidades de saúde. A medida garante a eficiência da aplicação dos recursos e a destinação para quem realmente precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário