.

.

26 de setembro de 2019

Marcado pela alegria e pela oferta de serviços, Dia do Idoso é comemorado no Paulista

“Todo ano eu estou aqui, e esse momento é muito maravilhoso, pois, antes eu não participava desses eventos, nem do programa Saúde em Movimento. Hoje eu me tornei uma pessoa mais feliz”, foi assim que a aposentada Dalva Maria, 70 anos, definiu a comemoração do Dia do Idoso, realizado nesta quinta-feira (26), pela Prefeitura do Paulista.

Durante o evento, que aconteceu no Ecoparque das Paineiras, os idosos curtiram com muita alegria o show do cantor Augusto Cesar e tiveram acesso a vários serviços, como corte de cabelo (Masculino e Feminino); limpeza de pele; aferição de pressão arterial; auriculoterapia; mamografia; oficina de artesanato; exames de HIV, Sífilis e Hepatite; emissão do cartão SUS e cartão de estacionamento do idoso. Além disso, orientações sobre saúde bucal, nutricional e violência contra a mulher. 

Segundo o chefe de Gabinete do Paulista, Francisco Padilha, a intenção da gestão é que os idosos do município tenham cada vez mais meios de se divertir e de ter qualidade de vida. “Mais um ano estamos comemorando o Dia do Idoso, esse evento que faz a gente perceber o quanto é importante envelhecer com saúde e qualidade de vida. Através dos nossos programas e ações, como o Saúde em Movimento, esses idosos estão cuidando da saúde e criando laços sociais importantes que previnem problemas em vários aspectos”, frisou.

A integrante de um dos polos do Saúde em Movimento, Maria de Fatima, 68 anos, marcou presença na festa. Para ela, essa inciativa é maravilhosa e vem mudando a vida de muitos idosos. “Eu e minha turma sempre estamos presentes nos eventos e eles servem para gente conhecer outros idosos, os outros professores e além de tornar a nossa rotina muito melhor através das atividades físicas”, comentou a participante.

A secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, afirma que a intenção da gestão é exatamente essa: “consolidar não só a atividade física, mas também trazer o idoso para a interação social”. “Hoje, reunimos todos os polos do Saúde em Movimento e conseguimos nesta gestão, pular de 15 para 30 polos do programa, e essa é a proposta da Secretaria de Saúde, trabalhar na prevenção e promoção da qualidade de vida, ao invés de trabalhar só o tratamento”, explicou. 

SAIBA MAIS – Os interessados em participar do Saúde em Movimento devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa para se submeter a uma avaliação física e de saúde. Ao todo, o programa conta com 30 polos espalhados por diversos bairros do Paulista, acolhendo maiores de 60 anos e oferecendo atividades físicas regulares, garantindo a qualidade de vida dos que vivem na cidade. As atividades acontecem de duas a três vezes por semana, pela manhã. Os horários variam de acordo com o polo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário