.

.

4 de setembro de 2019

Paulo Câmara comanda o Todos por Pernambuco no Recife

O governador Paulo Câmara comandou a abertura da 3ª rodada do Seminário Todos por Pernambuco, nesta quarta-feira (04/09), na quadra poliesportiva do Parque Santos Dumont, no Recife. A iniciativa - que reuniu centenas de participantes da sociedade civil - tem como objetivo aproximar a população do poder público, ouvindo propostas nas mais diversas áreas, em busca de um ambiente de construção coletiva. Além da Região Metropolitana do Recife, o novo ciclo contemplará as regiões do Agreste Meridional, em Garanhuns, nesta quinta-feira (05); e do Agreste Central, em Caruaru, na sexta (06).

“O Todos por Pernambuco é isso: pensar, planejar e tirar do papel aquilo que é mais importante. Nosso intuito é ouvir demandas. Muitas delas já conhecemos pelo próprio dia a dia, mas é importante a ratificação. É um processo participativo”, declarou Paulo Câmara. Somente na manhã desta quarta-feira foram catalogadas 215 novas propostas, 679 apoios às propostas e 894 interações.

O governador aproveitou para ressaltar a importância da participação popular no planejamento da gestão estadual para os próximos anos. “Agradeço a todos que compareceram aqui, no dia de hoje, que foram nas ilhas e fizeram a inscrição das suas propostas. A partir desse processo de escuta temos condições de consolidar todo o plano de investimentos e enviar à Assembleia Legislativa o Plano Plurianual, que vai nortear as ações do governo nos próximos quatro anos”, concluiu.

Os seis primeiros seminários deste ano contemplaram 56 municípios das Regiões de Desenvolvimento (RDs) do Sertão do São Francisco, Sertão de Itaparica, Sertão do Pajeú, Sertão do Araripe, Sertão do Moxotó e Sertão Central. Somando-se os números desta sétima etapa, no Recife, fica registrado um total de 16.426 Interações com a população – entre propostas criadas e apoio a propostas. A população também envia sugestões pela plataforma digitalwww.participa.pe.gov.br, ferramenta lançada como novidade este ano pelo Governo para aumentar o aceso e armazenamento de informações.

O estudante da EREM Santos Dumont, Vinicius Mendes, 18 anos, deixou a sugestão para um maior incentivo no âmbito cultural e artístico nas escolas do Estado. "Como estudante do EREM Santos Dumont, desde o primeiro ano do ensino médio tive contato com alguns projetos voltados para a área da cultura e da arte. Gostaria que isso fosse levado para outras escolas de Pernambuco, porque sei o quanto essas experiências são importantes para nós jovens", pontuou.

Assim como Vinicius, a senhora Elfa Marques, 73 anos, também esteve presente para registrar sua proposta. "A minha sugestão é um maior apoio para a pessoa idosa. O idoso precisa de mais suporte na área da saúde, é isso que está faltando. Mais especialização, mais hospitais específicos e melhores estruturas para nos atender", afirmou.

“Nos seis primeiros seminários tivemos mais de nove mil pessoas participando presencialmente. O site, que continua aberto na internet, também tem sido muito bem aceito. A intenção é ampliar essa participação popular, ouvir as pessoas e recolher as propostas para que, no mês de outubro, a gente possa mandar o Plano Plurianual do Estado com todas essas contribuições”, explicou o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, coordenador dos seminários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário