“Há cerca de quatro anos eu descobrir que estava com câncer, mas mesmo assim não desisti da vida. E mesmo fazendo quimioterapia, continuo fazendo parte do Saúde em Movimento. Hoje essa iniciativa foi muito importante para nós mulheres, pois, o câncer de mama tem cura” disse, emocionada, a aposentada Marlene Miranda, 83 anos, durante o discurso no evento em alusão ao Outubro Rosa, realizado pela Prefeitura do Paulista, nesta quarta-feira (23), na área externa da igreja Nossa Senhora da Conceição, na Conceição.
Marcado pela animação das idosas de oito polos do programa Saúde em Movimento, a ação contou a presença do prefeito Junior Matuto. Para ele, é uma imensa satisfação e alegria poder participar de mais uma ação de conscientização ao combate do câncer de mama. “O dia de hoje reforça o cuidado e a rotina permanente de cuidar da vida das pessoas, principalmente, com o idoso do município do Paulista, e mesmo não sendo uma obra de cal, pedra e cimento, ela é muito importante, pois, é uma iniciativa que da vida a vida das pessoas”, afirmou o gestor municipal.
Além dele, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, esteve no evento e aproveitou a oportunidade para reforçar a importância desse mês. "Rodamos quase todo município com ações que tem como objetivo sensibilizar a população. A partir dos 40 anos, as mulheres devem fazer a mamografia e a prevenção. Vale lembrar que o Outubro Rosa faz alusão ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero”, ressaltou.
A moradora Maria José, 50 anos, achou muito significativo o dia de hoje. “Estamos no final do mês e momentos assim fazem com que a gente se divirta e ainda se conscientize para fazer o autoexame e a mamografia”, comentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário