Vazamento de óleo nas praias, instalação de usinas nucleares em Pernambuco, desertificação do semiárido. Essas são algumas das questões que tomam conta dos debates e mesas desta quinta-feira (31), na 5ª Feira Nordestina do Livro (Fenelivro). O evento realizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), associa cultura e sustentabilidade, estimulando reflexões fundamentais sobre meio ambiente, ancorada no tema Terra Viva, compromisso de todos.
O maior desastre ambiental do Brasil em extensão - um terço da costa do País foi contaminada por manchas de óleo - é tema do debate Óleo nas praias, desastre ambiental no Nordeste, às 19h, com a participação do secretário do Meio Ambiente do Estado, José Bertotti, e do biólogo e oceanógrafo da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho. “Há uma expectativa de que o óleo, que já chegou ao sul da Bahia, atinja o arquipélago de Abrolhos, um dos principais berços da biodiversidade marinha do Atlântico Sul”, lamenta Clemente. Quanto à costa pernambucana, ele avisa que não será possível limpar 100% do óleo, como nas áreas de mangue. “Durante uma ou duas décadas sentiremos o impacto”. Econômico, na saúde, no ambiente, no turismo...
Quanto à possibilidade de Pernambuco receber uma usina nuclear em Itacuruba, no Sertão de Itaparica, tema que já chegou a ser debatido na Assembléia Legislativa do Estado, a Fenelivro discute os prós e contras dessa ação com o físico e professor Heitor Scalambrini, e o engenheiro eletricista especialista em energia nuclear Carlos Mariz. A conversa será mediada pelo presidente da Cepe, Ricardo Leitão. Será que o investimento de US$ 30 bilhões em dez anos vale o risco de um acidente nuclear ou mesmo de interrupção das obras, como aconteceu com Angra 3?
Os desafios e oportunidades do semiárido brasileiro também entram no debate. Afinal, desertificação é um futuro próximo e Pernambuco já perdeu mais de 50% do bioma da caatinga. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Naturais, com o livro Flora das Caatingas: História Natural e Conservação, o biólogo e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), José Alves Siqueira falará sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário