.

.

8 de novembro de 2019

Programa “Mais Visão” é lançado para zerar fila de espera por cirurgia de catarata no Paulista

Eu já estava sem esperança para realizar a cirurgia de catarata e quando eu recebi a ligação da equipe da Saúde dizendo que fui contemplada com essa cirurgia fiquei muito feliz”, foi o que disse a aposentada Maria de Fátima, de 67 anos, durante o lançamento do Programa Mais Visão da Secretaria de Saúde do Paulista. A cerimônia do lançamento aconteceu nesta quinta-feira (07.11), no auditório do Centro Administrativo, em Maranguape I. 

O Programa “Mais Visão” tem por objetivo zerar a fila de pacientes diagnosticados com catarata e cadastrados no município que aguardam por cirurgia. De acordo com a Secretaria de Saúde, a expectativa é 2,4 mil cirurgias sejam realizadas pelo programa durante um ano. A iniciativa é fruto de uma parceria da prefeitura com o Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe) e o Instituto de Olhos Fernando Ventura, local onde será realizada a cirurgia de catarata. 

Neste primeiro momento, 200 pacientes foram contemplados conforme a ordem da lista de espera. Os pacientes serão atendidos pela clínica conveniada com o município, o Centro de Visão de Pernambuco (Cevipe). Através do Programa “Mais Visão”, o paciente terá direito a realizar quatro consultas com o oftalmologista, 13 exames oftalmológicos; cinco exames laboratoriais; parecer cardiológico. Após a cirurgia o paciente receberá o colírio e os óculos de proteção.

Segundo a secretária de Saúde, Fabiana Bernart, o programa Mais Visão vai oferecer todo o acompanhamento necessário para que o paciente realize o procedimento cirúrgico com tranquilidade. “A gente entende que esse programa vai mudar de fato a vida das pessoas que foram contempladas. Além do procedimento cirúrgico, o “Mais Visão” vai oferecer todos os exames pré-operatórios, o colírio, além dos óculos escuros”, ressaltou Bernart. 

Presente ao lançamento, o prefeito Junior Matuto disse que a cirurgia de catarata não é simplesmente um procedimento médico, porém é mais que isso, é dar vida a vida das pessoas que perderam a visão e desejam voltar a enxergar o mundo. “Com esse programa, a gente reafirma o compromisso com o povo do Paulista, desta vez, com aqueles que mais precisam principalmente no que diz a respeito da visão, e atualmente, diante da dificuldade financeira que o Brasil vem passando. Hoje demos um passo fundamental, não enquanto gestor, mas como cidadão”, frisou o prefeito.

A médica oftalmologista Catarina Ventura, que faz parte da equipe do Cevipe disse que a meta da gestão municipal é zerar em seis meses a fila de espera no município. “Com esse projeto, o nosso objetivo é oferecer um atendimento personalizado aos pacientes na primeira consulta até o pós-operatório. O importante é que o paciente realize todo o procedimento e que não tenha dúvidas sobre o tratamento”, enfatizou. 

Estiveram presentes ao lançamento do programa, o Chefe de Gabinete da Prefeitura do Paulista, Francisco Padilha, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Roberto Couto e os vereadores do município Augusto Costa, Eudes Farias e Evanil Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário