.

.

19 de dezembro de 2019

Paulista promove formação sobre AIDS para os Agentes Comunitários de Saúde

Dando continuidade as ações do movimento internacional de conscientização para a luta contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde proporcionou nesta quinta-feira (19), uma formação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS). No auditório do Centro Administrativo, os profissionais tiveram a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e ainda puderam tirar dúvidas sobre as formas de diagnóstico, transmissão e tratamento da doença.

A formação foi proferida pela enfermeira Milena Ribeiro, que atua no serviço de assistência especializada do Paulista. A profissional fez uma apresentação completa sobre a doença, e para ela, a formação foi muito exitosa. “Escolhemos os agentes de saúde para esse primeiro encontro, porque eles estão dentro da comunidade, e eles podem ser multiplicadores desta ação de hoje. Então, a partir disso, as pessoas vão tomar conhecimento sobre as outras formas de tratamento, como por exemplo, A PrEP, Profilaxia pré-exposição, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo”, ressaltou Milena.

A agente de saúde da PSF Francisco Marcelo, Gracielly Araújo, foi uma das participantes. Para ela, essa iniciativa foi enriquecedora. “Achei muito boa a palestra, pois, aprendemos coisas novas e com isso, vamos passar para os nossos amigos de profissão e também para a população. Creio que na próxima, todos os profissionais vão ter essa oportunidade de participar da formação”, comentou ACS.

Vale ressaltar que, a Secretaria de Saúde do Paulista possui o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica na Av. Rodolfo Aureliano, 714, na Vila Torres Galvão (próximo ao antigo Hospital Central, sentido Olinda da PE-15), onde é realizado o exame para descoberta do HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Sendo necessário apenas um furinho no dedo e em aproximadamente 30 minutos o usuário já fica sabendo do diagnóstico. A faixa etária para realização do procedimento é a partir dos 18 meses de idade, adolescentes e crianças até 13 anos, necessitarão da presença de um responsável ou autorização judicial. O horário de funcionamento é todas as terças e quintas, até 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário