.

.

18 de dezembro de 2019

Paulista: Redes sociais na eleição de 2020

Desde a icônica eleição de Obama à Presidência dos EUA ,em 2008, a internet vem avançando no ambiente político e eleitoral. E agora com a força das redes sociais , o ambiente digital se torna um indispensável espaço para conquistar atenção do eleitor. Os instrumentos são vários. Desde as técnicas de marketing político digital, passando pelo conceito de Campanha Permanente, guerra de versões , guerrilha virtual , entre outras. 


Em Paulista, existem 198.306 pessoas, em média, conectadas diariamente no Facebook, dessas, 82% estão fazendo uso da maior rede social pelo smartphone. Das que estão utilizando smartphone, 87% usam aparelhos com sistema android. Conhecer a realidade social,cultural, econômica e eleitoral de uma cidade é o famoso pulo do gato para o bom uso das redes sociais. 

Apenas ocupar espaço com perfis e publicações genéricas na redes sociais não elege. Mas como envolver, gerar empatia, produzir conteúdo e ganhar votos com redes sociais? Segundo a empresa de pesquisa GlobalWebIndex, com sede em Londres, que analisou dados de 45 dos maiores mercados de internet do mundo, o brasileiro fica, em média, 225 minutos por dia nas redes sociais. O Brasil é vice no tempo gasto em redes. Ficando atrás apenas das Filipinas, onde o tempo das pessoas nas redes sociais chega a 241 minutos. Com certeza, apesar das especificidades,o cidadão paulistense deve ter um comportamento muito parecido. Chegar no eleitor certo com bom conteúdo é crucial. 

Paulista terá um ineditismo favorável aos pretensos vereadores e candidatos à prefeitura que utilizarem da melhor forma às redes sociais: Pela primeira vez dois turnos. Na ausência do guia eleitoral de tv, as redes sociais serão a primeira tela dos eleitores que irão receber informações e pesquisar sobre postulantes à Câmara Municipal e Prefeitura. Abrir mão desse incrível ambiente pode ser o maior erro eleitoral de um candidato. 

Wladimir Quirino é Consultor Político, especialista em Marketing Político e Eleitoral com foco no digital. Como consultor já atuou em diversas campanhas eleitorais pelo país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário