.

.

9 de dezembro de 2019

RenovaBR forma Jovens do Paulista

Neste ano mais de 31 mil pessoas se inscreveram no curso de formação política número quase oito vezes maior que o do ano de 2018. Foram selecionadas 1400 pessoas que representam 445 cidades de todas as regiões do país. Entre os selecionados estão dois paulistenses, Aline de Souza e Thiago Costa. Além disso, a pluralidade política que caracteriza a iniciativa foi mantida, com alunos filiados a 30 partidos. Como o propósito é levar pessoas comuns à política, 41% dos alunos ainda não são filiados.

Os paulistenses são:  Aline de Souza, 23 anos, jornalista e pesquisadora de políticas públicas. Moradora do bairro de Maranguape 2, militante desde os 18 anos quando cursava ciências sociais. Integrante do Movimento Acredito e da Juventude Socialista Brasileira, pré candidata a vereadora do Paulista.

Thiago Costa, 22 anos nascido e criado no bairro da Mirueira e sempre foi apaixonado por política, começou a sua militância no grêmio estudantil da Escola Presidente Castelo Branco e atualmente é pre-candidato e sonha em ser um futuro vereador mais jovem da cidade de Paulista.

A representatividade, um princípio do RenovaBR, se refletiu no processo seletivo deste ano. Ao todo, foram selecionadas 433 mulheres, o que representa 31% dos alunos. Além disso, 39% se declararam preto, pardo ou indígena. 

“O crescimento da presença de mulheres foi um dos marcos dessa turma. Ainda estamos 
longe do que precisamos, mas conseguimos atrair 31% de alunas, que representam 433 
possíveis candidatas à prefeitas e vereadoras. Esperamos que nas próximas turmasainda 
mais mulheres estejam interessadas em participar da vida política”, afirma Irina Bullara, 
diretora-executiva do RenovaBR.

O curso RenovaBR Cidades 2019 teve duração de 4 meses e uma carga horária total de 96 horas, além da realização e interesse pelo coletivo. Ensinamos para os nossos alunos o que eles podem fazer como vereadores e prefeitos. Destacamos temas municipais cruciais e que não tem necessariamente um só lado. Por exemplo, plano diretor, lei de destinação de resíduos, saneamento básico e educação em primeira infância. Queremos levar mais conhecimento às mesas de decisão dos municípios porque as pessoas vivem nas cidades”, destaca Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário