.

.

11 de fevereiro de 2020

Programação e serviços do Carnaval dos Carnavais do Paulista

Em coletiva de imprensa, o prefeito do Paulista, Junior Matuto, divulgou nesta terça-feira (11.02) a programação oficial do Carnaval 2020. Com o título “Carnaval dos Carnavais”, a gestão municipal promete manter a política de fortalecimento dos tradicionais blocos de rua, apoiando 258 agremiações e valorizando os artistas da região.

Este ano, porém, Paulista traz duas novidades: um polo de animação instalado na Orla do Janga, com mais de 30 atrações durante cinco dias, de 20 a 25/02, e o tradicional Carnamar, no dia 29 de fevereiro, valorizando o potencial náutico da cidade.

“A iniciativa vai contar com a participação de pelo menos nove marinas, além de hotéis e pousadas localizadas na área das praias. Vamos juntos fazer um roteiro contemplativo pelas belezas do Rio Timbó. É uma programação muito interessante porque revela o potencial turístico da nossa cidade em pelo Carnaval”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Jorge Rocha.

A folia de Momo da cidade tem início oficialmente nesta sexta-feira (14.02), com o desfile do tradicional Bloco do Comércio, na Praça João XXIII, Centro. As atrações são: o homenageado do Carnaval Mil Milhas, além de Davi Firma e a Favorita. A programação segue até o dia 08 de março.

O prefeito Junior Matuto aproveitou a oportunidade para explicar que a gestão municipal está cuidando dos mínimos detalhes para torna a festa inesquecível. E o folião vai ficar ainda mais tranquilo porque a segurança será uma das principais preocupações. “Nós temos um Carnaval de rua muito animado, que acontece nas comunidades, e leva alegria pra todo mundo. Esse ano nós estamos apoiando ainda mais agremiações, valorizando o que há de melhor nos quatro cantos do município. Estamos mobilizando uma grande equipe para cuidar de tudo. E também fizemos parceria com a Força Nacional e a PM para que o nosso Carnaval seja um dos mais tranquilos de Pernambuco”, disse. 

O investimento público na festa é em torno de R$ 900 mil, sendo que a gestão está captando recursos junto a parceiros comerciais e Empetur. Apesar do orçamento enxuto, como ocorreu nos últimos anos, a festa promete encantar o público de várias idades.

“O nosso Carnaval vai contar com uma série de atrações. Será uma folia de Momo muito animada. Para garantir que a festa seja um sucesso, estamos mobilizando em torno de 200 profissionais, entre servidores e terceirizados, garantindo assim a manutenção dos serviços essenciais e uma festa com tranquilidade, limpeza e segurança”, destacou ochefe de Gabinete da Prefeitura, Francisco Padilha.

Algumas agremiações ganham destaque por conta da quantidade de foliões que consegue arrastar. As Catraias reúnem um grande público na segunda-feira de Carnaval (24.02), na Av. Arquiteto José Geraldo Castro Paes, em frente ao Bar Daniel Arcanjo. A folia, que tem início às 10h, será comandada pela banda Inove. Haverá também concurso das catraias mais charmosas.

Na segunda de Carnaval também desfila o Cavalo Branco. A concentração acontece, às 15h, na Rua 78. Nesse ano, a agremiação vai contar com quatro trios elétricos e orquestras de frevo. As atrações são: Marcelo Falcão, Aline Rosa, Banda Inove e artistas da terra.

Já na Quarta-feira de Cinzas (26.02) entra em cena o tradicional Bacalhau na Vara. Completando 51 anos, conta com 11 trios elétricos. A animação começa às 11h. As atrações são: Timbalada, Mil Milhas, Ed Carlos, A Favorita, Inove, Ky Pegada e Cristiano Diniz, entre outras atrações locais.

Entre os 11 trios elétricos que acompanha o Bacalhau, um deles desfila apoiando uma forte ação de combate à violência contra a mulher, coordenada pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, com abordagens esclarecedoras. Neste dia, não será permitida execução de musicas que depreciem a imagem do público feminino.

Além dos tradicionais blocos, Paulista conta com alguns ligados à gestão, como o “Xingou, Bateu... é Penha”, organizado pela Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres, que desfila pelas ruas da cidade na quarta-feira (19.02), a partir das 13h30, com muito humor e irreverência, chamando à atenção da sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher. É uma manifestação cultural que mexe com a sociedade, levando a mensagem de respeito e direito das mulheres. Através da troca de camisas por 2Kg de alimentos que se transformam em cestas básicas doadas para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

POLO DO JANGA:

Um dos destaques deste ano no Carnaval, o polo de animação do Janga terá além de blocos líricos as seguintes atrações: Marcelo Pantera, Zeca do Rolete, Banda Pinguim, Rodrigo Raposo, Ana Alves, Zé Lord, Maracatú Plugado, Prakata, Augusto Cesar, Banda Rossi, Levi Chico Brito, Gigante do Brasil, Kitara, Gabriel Vitor, Day Off.

Lembrando que o polo vai animar os foliões durante cinco dias (do dia 20 a 25 de fevereiro). A programação cultural será sempre das 19h às 2h da madrugada.

HOMENAGEADOS:

- Bloco do Comércio
O Bloco do Comércio foi fundado em 1995. Naquela época, os organizadores da festa pretendiam reunir os funcionários dos estabelecimentos comerciais do Centro para uma sadia brincadeira de Carnaval. Hoje, mais de duas décadas depois, eles conseguiram ir além: criaram um ambiente alegre e de confraternização, onde todos podem se divertir com tranquilidade e segurança. Quem marca presença pela primeira vez no bloco não deixa mais de participar.

- Banda Mil Milhas
A Banda Mil Milhas surgiu em 1989 e é composta desde então por membros de uma mesma família. O grupo musical é famoso pelo repertório eclético, apresentando variados ritmos nos shows, como forró, axé, frevo, entre outros. Essa forma plural de fazer música levou a banda a gravar CD’s com apresentações ao Vivo e em estúdio. A Mil Milhas já se apresentou no Galo da Madrugada, nos festejos juninos de Caruaru, entre outro evento pelo País a fora.

- Musico Joel Andrade
Paulistense, 71 anos, músico e compositor; poeta e publicitário. Autor e compositor de várias músicas, dentre elas, o hino da cidade do Paulista. Além disso, foi um dos vencedores em uma das edições do Festival de Música Recifrevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário