.

.

29 de abril de 2020

Governo do Estado distribui 35 novos respiradores para unidades de saúde

Terceiro lote, com oito aparelhos, chegou ao Recife nesta quarta-feira, após ação judicial movida contra a empresa Intermed, em São Paulo

O Governo de Pernambuco recebeu, na tarde desta quarta-feira (29.08), o terceiro lote com oito respiradores, completando os 35 aparelhos obtidos a partir de ordem judicial de busca e apreensão junto à empresa Intermed, em São Paulo. Ainda hoje, os aparelhos começam a ser distribuídos para cinco unidades hospitalares da rede de saúde do Estado. Serão 18 equipamentos destinados ao Recife – para os hospitais Agamenon Magalhães e de Referência Covid-19 Boa Viagem – 10 para o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, cinco para Garanhuns e dois para o Hospital de Referência Covid-19 em Olinda.

Os respiradores foram apreendidos no município de Cotia (SP), no final da semana passada, por determinação do juiz Teodomiro Noronha Cardoso, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Recife, atendendo a uma ação impetrada pela Procuradoria Geral do Estado. Os 35 aparelhos haviam sido adquiridos pelo Governo de Pernambuco à Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. e deveriam ter sido entregues desde o dia 20 de março. A empresa, porém, se disse impedida de enviar os equipamentos, porque eles teriam sido requisitados pelo Governo Federal.

Entretanto, mesmo após o próprio Ministério da Saúde comunicar em ofício que não havia feito nenhum pleito nesse sentido, a Intermed recusou-se a enviar os aparelhos, levando a PGE a recorrer à Justiça para garantir a entrega. O primeiro lote, com 13 respiradores, foi enviado ao Recife no domingo (26). Na terça-feira (28), chegaram outros 13 aparelhos, e nesta quarta (29) foram recebidos os oito restantes.

Por: Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário