.

.

14 de maio de 2020

Guarda Municipal do Paulista recebe doação de pistolas da PRF para o combate à criminalidade

A Prefeitura do Paulista recebeu nesta quinta-feira (14.05) uma doação de 61 pistolas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que poderão ser usadas por Guardas Municipais no combate à violência e à criminalidade. O armamento foi entregue ao município pelo superintendente do órgão, Alexandre Rodrigues da Silva, numa rápida solenidade que ocorreu nesta manhã, no bairro do Pina, no Recife. O chefe de Gabinete da Prefeitura, Francisco Padilha, recebeu as armas de calibre .40 em nome do prefeito Junior Matuto, e do secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar, que não puderam participar do evento por estarem em quarentena.

Com a doação, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, vai iniciar o processo de armamento da Guarda Municipal, que já atua de forma integrada com forças policiais em ações de prevenção e combate à homicídios, arrombamentos, depredação do patrimônio público e privado, além de furtos e assaltos. Parte desse efetivo, inclusive, está inserido no programa “Em Frente, Brasil”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Paulista, aliás, é o único município do Nordeste a contar com o aparato da Força Nacional. 

“Mesmo com a chegada das pistolas, os Guardas Municipais da nossa cidade ainda não poderão realizar o trabalho de rua armados. Para que isso aconteça, serão necessárias outras etapas, sendo a preparação do nosso efetivo com treinamentos específicos uma das principais. Estamos muito felizes de ter recebido essas armas, mas ressaltamos que elas só serão usadas no momento certo”, destacou o chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha. 

Por falar em preparação, os servidores da guarda estavam com um curso de formação agendado para o mês de abril, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), mas por conta da pandemia do novo Coronavírus não pode ser realizado. A grade curricular, que é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), prevê, entre outros módulos, aulas de tiro.

Vale lembrar que a doação das pistolas .40 faz parte de um contexto de valorização e reconhecimento da importância da Guarda Municipal para a segurança pública. “A parceria com a Polícia Rodoviária Federal não é de hoje. Paulista tem contado sempre com a ajuda dessa instituição no fortalecimento da política de segurança na cidade. E com essa doação, equipando a nossa guarda, essa parceria se consolida ainda mais. Desta forma, vamos poder potencializar o trabalho dos grupamentos no atendimento às ocorrências da população, seja num arrombamento, seja na questão da violência contra a mulher, entre outros casos”, explicou o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil, Manoel Alencar. 

Por: Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário