.

.

10 de julho de 2020

Através de um conjunto de orientações, Paulista busca direcionar a população a preservar, planejar e aumentar área verde na cidade

Pensando em aumentar a área verde da cidade ordenadamente, de modo que venha a atender a cada cenário, o município do Paulista, na Região Metropolitana, criou algumas diretrizes de preservação, planejamento, e plantio árvores no município. A principal delas é o Plano Municipal de Arborização, que

Dentro do Plano, existe o manual de "boas práticas" quando o assunto é poda e plantio de árvores. Através dele, é possível saber quais espécies devem/podem ser plantadas nas calçadas ou praças, por exemplo. Nas calçadas, é recomendável o plantio de árvores de pequeno a médio porte para evitar transtornos futuros como danificação do passeio público ou muros. Neste caso, é importante que o morador utilize o manual, ou até mesmo entre em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, para tomar a melhor decisão.

Sobre a poda de árvores em áreas públicas, ela só é permitida perante a avaliação e a autorização da prefeitura, que ao constatar a necessidade, executa o serviço. Só é permitida a execução da poda pelo morador quando a árvore se encontra em área privada, porém, tem de ser de acordo com o plano de arborização. Fazer retirada de mais de 50% da copa da árvore é crime ambiental.

Com relação às denuncias sobre crimes ambientais, o munícipe deve ligar para o telefone da Secretaria Executiva de Meio Ambiente 3433-1311, utilizar o app Paulista Conectada ou até mesmo o e-mail do Núcleo de Sustentabilidade Urbana nsusemapaulista@gmail.com.

A fiscalização ocorre de maneira permanente, porém, é muito importante que as pessoas colaborem realizando denúncias ao perceberem irregularidades em podas ou até mesmo erradicações de árvores feitas sem autorização. Em anexo você tem acesso ao manual completo de arborização do município.

Por: Francisco Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário