.

.

28 de setembro de 2020

Saúde do Paulista realiza primeiro mutirão de cirurgias ginecológicas


A Secretaria de Saúde do Paulista iniciou o mutirão das cirurgias ginecológicas, dentro do Programa Mais Mulher, logo após as beneficiadas realizarem os exames pré-operatórios e entregues os encaminhamentos no lançamento do programa, no início do mês de setembro,

Desde a última quinta-feira (24.09), as seis primeiras beneficiadas deram entrada no bloco cirúrgico de uma clínica particular conveniada para retirada de miomas, pólipos e histerectomia (retirada do útero). Nesta segunda-feira (28.09), mais 16 mulheres realizaram a cirurgia. Antes do procedimento, todas as pacientes realizaram o teste rápido para Covid -19.

Uma das contempladas com o programa é a dona de casa Roberta Maria, 52 anos, a dona de casa vinha sofrendo com pólipos endometriais estava ansiosa para fazer o procedimento cirúrgico.

“Fiquei feliz e dou graças a Deus por esse programa da prefeitura para fazer a minha cirurgia. Estava nervosa, mas estou me acalmando porque sei que é a cirurgia tranquila e rápida e não vai ter problema nenhum”.

A Diretora de Regulação da Secretaria de Saúde, Joana Dionísio, explicou como as mulheres poderão ter acesso às cirurgias ginecológicas. “As pacientes precisam ter um encaminhamento com um diagnóstico de um médico da rede municipal de saúde. Em seguida vai à Secretaria de Saúde com os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS para dar entrada e aguardar a nossa ligação para programar o procedimento”.

Além de mioma e pólipos, serão feitas as cirurgias de laqueadura, suspensão de bexiga, glândula de Bartholin, cisto de ovário e períneo. Até o final deste ano, a Secretaria de Saúde vai realizar outros mutirões. A meta é realizar 100 procedimentos cirúrgicos por mês e zerar a fila de espera.

Outras informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Saúde do Paulista, que fica no Centro Administrativo, na Av. Geraldo Pinho Alves (antiga Av. Brasil), número 222, em Maranguape I. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 16h. Também pelo telefone do Setor de Regulação: 9.9981.0759.

Nenhum comentário:

Postar um comentário