.

.

5 de janeiro de 2021

Laura Gomes assume mandato e reforça bancada feminina na Alepe


Numa cerimônia rápida e bem restrita, seguindo o protocolo de enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Assembleia Legislativa de Pernambuco empossou, nesta terça, uma nova deputada estadual: Laura Gomes, formada em Direito e Ciências Sociais, com larga militância e experiência junto aos segmentos sociais e inclusive no próprio Parlamento, onde já exerceu mandato antes.

Como suplente do PSB, Laura Gomes tomou posse na vaga aberta pelo agora ex-deputado Sivaldo Albino, também do PSB, que deixou a Assembleia Legislativa depois de eleger-se prefeito de Garanhuns, no Agreste Meridional, nas eleições municipais de 2020. Ao lado dos familiares – o marido, o ex-vice-governador e ex-deputado Jorge Gomes, que também já foi presidente da Alepe, filhos, genro e nora –, Laura fez o juramento de praxe, em respeito às Constituições Federal e Estadual, antes de assinar o termo de posse.

No discurso, lembrou sua militância política, desde os tempos do movimento estudantil, e disse que está renovando “um casamento” com alegria e foco nas políticas públicas que tragam benefícios à população: “A minha luta é exatamente na redução das desigualdades, é onde as pessoas conquistem felicidades. E também trabalhar junto ao Legislativo, que aqui é o espaço democrático, para a gente fortalecer a democracia, que eu acho que este é o primeiro princípio que a gente tem que ter enquanto sociedade. E isso aí me deixa muito feliz, eu estou muito feliz renovando esse casamento e esta aliança com o povo pernambucano e o povo brasileiro”.

A cerimônia ocorreu no gabinete da Presidência da Alepe, sob a condução do presidente, deputado Eriberto Medeiros, do PP. Ele destacou a experiência de Laura Gomes e disse que a nova deputada vem somar e dará uma grande contribuição à Casa, num momento difícil que todos atravessam, ainda em razão da pandemia.

“Hoje passa a ser a sua terceira passagem aqui na Assembleia Legislativa como deputada estadual. Já ocupou cargos importantes como secretária do Governo do Estado, do Executivo, por diversas vezes, e vem com essa experiência somar a todos nós e desenvolver um brilhante trabalho que o povo pernambucano merece, num momento de tanta dificuldade, de enfrentamento ainda desta pandemia. Laura Gomes com certeza irá dar uma contribuição muito importante e participativa, com toda sua experiência, dedicação e amor que ela faz, e sempre fez, no Legislativo”.

Em entrevista, a nova deputada pernambucana também falou sobre o enfrentamento à Covid-19. Ela criticou o que chamou de “falta de comando” do Governo Federal no importante processo da busca pela vacina, ressaltou que o momento é desafiador para todos e defendeu o SUS e a união de todos os políticos, para que se chegue a uma solução o mais rápido possível. “É preciso que a gente aqui do Legislativo, principalmente pernambucano, que a gente lute, dê as mãos, independente da questão ideológica, partidária, para que a gente tenha esse plano de vacina, esse comando, realmente fortalecido, o Sistema Único de Saúde, que é o sistema que graças ao SUS a gente não chegou num estado pior do que estamos”.

Laura Gomes conquistou o primeiro mandato de deputada nas eleições de 2010. Agora, com o exercício do terceiro mandato, a Assembleia Legislativa de Pernambuco passa a contar com onze parlamentares, reforçando a maior bancada feminina que já existiu na Casa – a eleita em 2018. Ela também já foi vereadora de Caruaru, no Agreste Central, por dois mandatos, e secretária-executiva de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, durante o Governo Eduardo Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário