.

.

12 de janeiro de 2021

Sistema de inscrição para o Prouni foi aberto à zero hora desta terça-feira, 12


A partir da zero hora desta terça-feira, 12, os interessados em disputar as bolsas ofertadas na primeira seleção de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni) puderam se inscrever, normalmente, na página do programa. As inscrições podem ser realizadas, exclusivamente pela internet, na página do Prouni, até as 23h59 da sexta-feira, 15 de janeiro. O resultado da primeira chamada será divulgado na próxima terça-feira, 19 de janeiro. 

Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal. Se ainda não fez esse cadastro, ou fez, mas não lembra a senha, deve providenciar o cadastro ou a recuperação dos dados de acesso, por meio do portal do governo federal (acesso.gov.br). 

Ao realizar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, duas opções de curso, turno, e instituição de ensino, de acordo com a disponibilidade das bolsas ofertadas. Durante todo o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções selecionadas, mas deve ficar atento ao prazo final das inscrições, pois a inscrição mais recente confirmada será a considerada válida para efeito do resultado da seleção. 

A disputa pelas bolsas pode ser por ampla concorrência ou por meio de cotas, que são as bolsas destinadas a ações afirmativas, para candidato que se autodeclarar indígena, preto ou pardo, e também o candidato com deficiência. 

O sistema do Prouni calcula, diariamente, a nota de corte, que é a menor nota necessária para, entre os potencialmente pré-selecionados, concorrer à bolsa. A nota de corte é calculada para cada curso ofertado, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. 

Além da primeira chamada, o Prouni divulga, em 1º de fevereiro, o resultado da segunda chamada. O candidato não aprovado em nenhuma das duas chamadas pode tentar disputar uma das bolsas por meio da lista de espera. 

Para participar da lista de espera, o candidato já inscrito nessa seleção do Prouni deve acessar a página de inscrição, nos dias 18 e 19 de janeiro, para manifestar interesse em participar dessa última etapa do programa. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 22 de fevereiro. 

O cronograma completo pode ser consultado na página do Prouni, em cronograma: http://prouniportal.mec.gov.br/index.php/#cronograma

Nenhum comentário:

Postar um comentário